Tudo começou no final da década de 70 quando a Companhia União dos Refinadores de Açúcar e Café, empresa fundada em 1910 por imigrantes italianos, e que havia se aliado a Copersucar, decidiu lançar no mercado mais uma marca de café. Em 1978, o novo café batizado de PILÃO trouxe para o mercado o conceito de café com o sabor e o aroma que o brasileiro gosta. Rapidamente aceito pelos consumidores brasileiros que queriam um café mais forte e encorpado, a marca PILÃO introduziu nos anos seguintes muitas novidades no mercado, como por exemplo, o café embalado à vácuo (1981) e os filtros descartáveis para coar café (1994). Ao longo dos próximos anos o café PILÃO construiu uma ligação muito forte com os consumidores brasileiros, sendo reconhecido como uma marca que passava de mãe para filha.
A partir de 2000, Pilão começou a fazer parte da D.E Cafés do Brasil Ltda (nova denominação social JACOBS DOUWE EGBERTS BR COMERCIALIZACAO DE CAFÉS LTDA.), com linhas de Expresso, Café Descafeinado, Solúvel e Cappuccino. Em 2010, a marca inovou com Intenso e Sabor & Leveza. Para complementar a linha, em 2013 Pilão inova com a Linha Aroma.
Sendo a terceira maior empresa de café do mundo, com mais de 20 marcas e uma vasta experiência neste mercado, esta mudança trouxe ainda mais força para a marca Pilão.
Com sua história de continua evolução e dedicação, o Café Pilão conquistou respeito e tradição no mercado e na casa dos brasileiros, estabelecendo uma relação de confiança e tornando-se praticamente mais um membro da família, sempre presente seja em ocasiões importantes ou naquelas do dia-a-dia.
Pensar nos desejos dos consumidores para desenvolver novos produtos e projetos sempre foi uma característica da marca Pilão. E foi assim, atendendo as solicitações de consumidores, que em 2008 iniciou-se o planejamento de uma cafeteria para a marca Casa Pilão. Foram dois anos de pesquisa e muito trabalho para chegar ao conceito ideal que atendesse aos anseios do consumidor e aos objetivos da marca.
A Casa Pilão nasceu com a proposta de atrelar o aconchego de casa a um ambiente moderno, mas também acolhedor, de unir a marca de café preferida pelos brasileiros a um cardápio inovador e diferenciado e de proporcionar momentos de cumplicidade entre família e amigos.
Em junho de 2010, foi aberta a primeira cafeteria Casa Pilão, no Shopping Morumbi. Um lugar onde o consumidor sente-se em casa, o aconchego é o principal ingrediente e a brasilidade se faz presente em todo o ambiente. Um local que foi deliciosamente pensado para proporcionar cumplicidade a cada xícara de café tomada.
Uma casa de Café é um local criado para “servir um bom café” ao cliente. “Servir um bom café” não se refere apenas ao produto em si. Tudo o que envolve o prazer de saborear o café deve ser proporcionado como: ambiente agradável, produtos que combinem com um bom café, várias opções de café para atender paladares individuais, servindo de formas diferentes (coado e expresso) e um padrão de qualidade dos produtos e do atendimento.