CLIQUE nas franquias de limpeza e conservação abaixo, para ver informações e entrar em contato:
O que você acha de ter um negócio que possui uma demanda crescente a cada ano?
As franquias de limpeza e conservação atendem justamente uma parcela de mercado que precisa cada vez mais dos serviços profissionais de limpeza, já que hoje é uma prática comum terceirizar esse tipo de atividade e, assim, economizar tempo para outras responsabilidades.
Entre as atividades que as franquias de limpeza e conservação podem oferecer e que você pode escolher para atuar estão: faxina doméstica, lavanderias, limpeza de vidros, limpeza de pisos, lavagem de carpetes e até costureiras.
O franqueado, vale lembrar, trabalhará na gestão desses negócios, e não diretamente no exercício da função de limpeza, já que essa tarefa é terceirizada pela própria franquia.
O mercado
De acordo com um estudo desenvolvido pela Parafuzo – startup intermediadora de diaristas, o segmento de serviços ligados à limpeza profissional movimenta cerca de R$ 106 bilhões por ano no Brasil e prossegue em ascensão.
Isso porque as pessoas não têm mais tempo para promover limpezas em suas residências, aumentando a demanda pelos serviços de higienização.
No franchising, as redes que atuam com limpeza estão enquadradas no setor de serviços de Limpeza e Conservação, cujo montante arrecadado com a comercialização de serviços e produtos foi de R$ 1,3 bilhão em 2017.
O valor representa um avanço de 6,2% sobre o ano anterior.
Em número de unidades em funcionamento, o segmento cresceu 7% na mesma base de avaliação.
Segundo análise de consultores, as regiões que mais concentram empresas e profissionais de limpeza são Sul, Sudeste e Distrito Federal, mantendo cerca de 80% desse mercado no País.
No entanto, a região Nordeste também apresenta crescimento.
De acordo com pesquisa realizada pelo site Polim, em 2013 haviam cerca de 16,5 mil empresas atuantes no setor de limpeza residencial e comercial no Brasil, incluindo fabricantes de máquinas, produtos químicos e descartáveis, equipamentos, acessórios, dosadores, e empresas prestadoras do serviço de limpeza.
Atualmente, o estima-se que o número de organizações desse segmento seja maior.
Mais dados das franquias de limpeza e conservação
Tendências
O segmento de limpeza e conservação por si só já é uma tendência, pois é cada vez mais comum a terceirização desse tipo de serviço.
No entanto, podemos destacar alguns tipos de negócios que têm movimentado o mercado positivamente como, por exemplo, as lavandeiras com opções de pagamentos diversificadas (através de pacotes mensais ou crédito para uso dos clientes).
Serviços pequenos como os de reparos de roupas e cuidados de jardinagem são outros tipos de negócios que ganharam relevância nos últimos anos.
Outra alternativa rentável são as franquias que realizam serviços diversos como assistência à residência, com troca e manutenção de equipamentos.
Cuidados
Para abrir uma franquia de limpeza não é exigido que o candidato tenha experiência no segmento.
Pelo contrário, mesmo sem sequer ter trabalhado na área, o futuro franqueado pode atingir o sucesso com esse tipo de negócio focando na gestão do negócio.
Além disso, é importante ele saber lidar com pessoas, já que se tornará chefe e terá colaboradores para supervisionar.
O trabalho de um franqueado de uma rede de franquia barata de limpeza será administrar o negócio e prospectar novos clientes (empresas e consumidor final).
Por ter um número considerável de problemas relacionados à relação entre patrão e empregado, as franquias de limpeza indicam a criação de um fundo de contigências.
Ele servirá para eventuais processos ligados à problemas com funcionários.
Nesses casos, a maior recomendação para o candidato é se certificar do recolhimento de todos os direitos dos trabalhadores e evitar que eles façam horas extras.
Mais informações das franquias de limpeza e conservação: