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Franquias de Serviços Automotivos

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Sobre as franquias de serviços automotivos

franquias de serviços automotivosO que você achar de ser dono de uma mecânica automotiva ou um lava-rápido ecológico, uma locadora de automóveis ou empresa de vistoria veicular, até mesmo um negócio voltado ao monitoramento de veículos à distância? Há dezenas de opções de franquias de serviços automotivos que podem ser excelentes negócios.

O brasileiro é apaixonado por carro. Algumas cidades do País, como São Paulo, por exemplo, há quase o mesmo número de habitantes/carros. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de veículos em circulação no Brasil chegou a aproximadamente 94 milhões de unidades em 2017.

Isso significa que há muita demanda por serviços como troca de óleo e peças, revisões e vistorias, lavagens e outros serviços voltados ao mercado automotivo.

 

O mercado

O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes (Sindipeças) estima que, até o final deste ano, sejam movimentados mais de R$ 82,6 bilhões no mercado de autopeças, o que representaria um avanço de 7,4% em relação ao ano passado.

Durante a crise econômica dos últimos anos, as empresas de reparos automotivos se profissionalizaram, atraindo grande companhias ao setor. Algumas delas, inclusive, oferecem a possibilidade de quem já tem possui uma oficina mecânica converter o seu negócio em um espaço com bandeira franqueada, geralmente mais conhecida no mercado.

Ao observamos as estatítivas dos últimos anos, pode-se perceber uma tendência do mercado brasileiro de envelhecimento da frota atual. A fim de evitar grandes gastos, o usuário passa a manter o seu veículo por mais tempo, adiando o período de troca e efetuando mais serviços de reparos e manutenção.

No franchising, as franquias de serviços automotivos estão inseridas no segmento que leva esse mesmo nome. Em 2017, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse segmento faturou R$  5,7 bilhões, que representaram um crescimento de 5,1% na comparação anual.

 

Mais dados do mercado de serviços automotivos

120 mil oficinas existem no Brasil atualmente
22% foi o crescimento no faturamento das empresas de autopeças em 2017
R$ 2,5 bilhões é a previsão de investimento das empresas de autopeças neste ano no País

 

Tendências

No segmento de franquias de serviços automotivos há uma tendência de ganho de escala por parte das marcas, o que significa que elas estão buscando parceiros para ampliar sua presença pelo País.

Algumas delas, no entanto, podem estar com mais evidência como, por exemplo, aquelas que adotam um propósito por trás da marca. Lava-rápido ecológico sem o uso de água é um modelo interessante de negócio com propósito que atrai clientes.

Outra possibilidade são as franquias de vistorias, que facilitam a emissão de garantia de peças dos carros e ajudam a diminuir a burocracia para transferência de automóveis.

Franquias de monitoramento também têm ganhado razoável destaque com o aumento da procura por serviços mais baratos que o seguro auomotivo.

 

Cuidados

Para se tornar um franqueado de sucesso na área de serviços automotivos você precisa se adaptar à realidade do segmento. Ter afinidade por carros, por exemplo, é primordial. Em segundo, visão de longo prazo, pois esses tipos de negócios costumam exigir uma grande parcela de dedicação para alcançar o sucesso.

É importante também que o franqueado tenha visão generalista com habilidades nas áreas comercial, financeira, recursos humanos, gestão de estoques, entre outros. Caso não tenha, foque sua atenção na capacitação desses fatores e participe efetivamente dos treinamentos oferecidos pela franqueadora.

Negocie com seus clientes diversas maneiras e modalidades de pagamentos, além de promoções e campanhas para atrair o público. Algumas das redes disponíveis, inclusive, fazem uso ativo das redes sociais para incrementar o negócio.

 

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