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As franquias de Saúde, Beleza e Bem Estar, além de atenderem a esses quesitos, estão em evidência no mercado.
Isso porque, de acordo com um estudo da empresa de pesquisas de mercado Quorum Brasil, quase a totalidade das mulheres (97%) brasileiras e um terço dos homens (37%) brasileiros se consideram preocupados com a aparência e assumem consumir itens voltados à beleza rotineiramente.
Além disso, especialistas em franchising apontam algumas mudanças no perfil comportamental do consumidor brasileiro como gatilho para o aumento da procura por serviços oferecidos pelas franquias de Saúde, Beleza e Bem Estar.
Um exemplo claro é a maior preocupação do brasileiro com a sua saúde e bem estar, além do ganho de poder aquisitivo conquistado em meados dos anos 2000 e início da década de 2010, que deu barganha ao consumidor da Classe C adquirir produtos e bancar serviços que favoreçam sua auto estima.
O mercado de saúde, beleza e bem estar
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre 2015 e 2017, o segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar cresceu 35,3%.
Só no ano passado, as receitas obtidas com o atendimento de clientes e venda de produtos de beleza saltou 12,1%, somando um total de R$ 30 bilhões, contra R$ 26,7 bilhões faturados em 2016.
Mesmo ao contabilizar as empresas que não são franquias, chega-se a conclusão de que o segmento está avançando independente do momento econômico do País.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em 2017 o setor faturou mais de R$ 47,5 bilhões, que representam um crescimento de 2,8% sobre o resultado obtido no ano anterior.
Ainda segundo a entidade, o Brasil ocupa hoje a quarta posição no ranking mundial de consumidores de produtos e serviços voltados à estética, beleza e perfumes.
À nossa frente, apenas Estados Unidos, China e Japão. No geral, o mercado de franquias cresceu 8,4% no segundo trimestre deste ano, também comparado ao período equivalente de 2017.
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Tendências do segmento
A principal tendência no segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar é a expansão de modelos de negócio baseados em cuidados periódicos como, por exemplo, a área de depilação a laser ou micropigmentação capilar.
Barbearias e clínicas de estética também têm se destacado no segmento, além dos consultórios médicos e odontológicos populares, que alcançam uma parcela da população desatendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Investir no atendimento ao cliente é primordial para o sucesso do negócio.
O cliente desse segmento preza pela experiência de compra e facilidade de pagamentos, inclusive as opções parceladas baseadas em crédito.
Redes que focam na experiência do cliente em seus espaços também têm adquirido relevância no mercado e fidelizado com maior assertividade os seus fãs.
Nessa área, a importância do boca a boca como publicidade ainda é bastante relevante.
Atualmente, é imprescindível possuir um menu de serviços e itens diversificados para atingir diferentes nichos e tipos de consumidores.
Cuidados
É importante que o franqueado desse segmento esteja preparado para lidar com a gestão do negócio.
Caso não possua experiência no ramo, busque capacitação por meio de programas de capacitação em franchising.
Lá você vai saber o que é franquia, e isso é muito importante até para negociar com o franqueados.
Ao escolher uma franquia, estude a fundo o suporte oferecido por ela aos demais franqueados, as marcas concorrentes, a localização do ponto comercial, o perfil do público e os custos de instalação.
Em geral, as franqueadoras poderão te ajudar com essas informações.
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