Franquias de Serviços e Outros Negócios

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Saiba tudo sobre as franquias de serviços e outros negócios

franquias de serviços e outros negóciosO que você acha de ser dono de um negócio como uma petshop ou uma empresa de logística?

Ou, então, abrir uma franquia e trabalhar de casa com corretagem de seguros e crédito, auditorias ou contabilidade, recursos humanos ou, ainda, como representante comercial de uma grande marca?

Entre as franquias de serviços e outros negócios há diversas oportunidades que atendem aos mais variados perfis de empreendedores.

Se você tem aptidão com vendas ou na área comercial, esse segmento pode ser ótimo para você.

 

Mercado de franquias de serviço

Uma das vantagens desse tipo de franquia é o investimento inicial, que geralmente é mais baixo se comparado a outros segmentos.

O motivo é simples: um franqueado de serviços e outros negócios poderá trabalhar com o sistema home-based, quando o empreendedor pode fazer a sua residência como base de trabalho.

Ou seja, ele prospectará clientes e intermediará todos os processos entre a instituição financeira e o tomador de crédito ou segurado do local que preferir.

E por que a corretagem? O mercado de crédito, de acordo com o Banco Central, deve crescer 3,8% em 2018, se comparado a 2017.

O que levou os economistas do BC a terem essa projeção otimista é o fato da taxa SELIC (índice utilizado como base para as taxas de juros) estar estacionada em 6,5%, após inúmeras quedas consecutivas.

De forma similar, a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) prevê que carteira de crédito de recursos livres para pessoa física suba até 5% neste ano, na comparação ao ano anterior.

Para a carteira destinada a pessoas jurídicas, a entidade projeta avanço entre 1,5% e 2%.

Já no mercado de seguros, a estimativa, na avaliação da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep), também é de crescimento.

Após alguns anos de movimento mais baixo, o número de apólices e coberturas contratadas deve aumentar em dois dígitos neste ano, sobre 2017.

Ainda segundo a CNSeg e a Susep, quase 30% dos veículos que circulam no Brasil têm algum tipo de seguro, enquanto apenas cerca de 12% a 15% das residências brasileiras estão seguradas.

Ambos os segmentos têm amplo espaço para crescer.

Outro tipo de seguro que tem sido cada vez mais adotado pelo cliente local é o seguro de vida.

De acordo com a CNSeg e a Susep, só 19% da população brasileira possui essa cobertura.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias e outros negócios faturou R$ 22,9 bilhões no ano passado, o que representa um crescimento de 9,2% sobre o faturado no ano anterior.

 

Tendencias

De algumas décadas para cá o Brasil se acostumou a tratar os bichinhos de estimação como filhos.

Eles fazem parte do ambiente doméstico assim como as crianças, e são tratados de forma semelhante ou até melhor.

Esse comportamento deu margem ao surgimento de mercados como os pet shops, farmácias e manipuladoras de medicamentos voltados à pets, além de serviços de passeio, academia e veterinária.

Com a reforma da previdência, outro tema relevante a ser abordado por corretores é a construção de planos inviduais, já que a previdência social oferecida pelo Governo Federal deve passar por uma ampla reforma que pode torná-la menos vantajosa se comparada à previdência privada.

 

Cuidados

Será preciso que o investidor se atente e conheça as regras financeiras estabelecidas por órgãos como o Banco Central, no caso das franquias de crédito, e da Susep, no caso das redes franqueadoras de seguros.

As marcas e franqueadoras devem prestar apoio, suporte e treinamento acerca desses temas.

Uma das exigências é ter vontade de trabalhar bastante, além de saber controlar horários e ter discipliona, principalmente nos casos onde a operação será baseada no formato home office.

 

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