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O que você acha de ser dono de um negócio como uma petshop ou uma empresa de logística?
Ou, então, abrir uma franquia e trabalhar de casa com corretagem de seguros e crédito, auditorias ou contabilidade, recursos humanos ou, ainda, como representante comercial de uma grande marca?
Entre as franquias de serviços e outros negócios há diversas oportunidades que atendem aos mais variados perfis de empreendedores.
Se você tem aptidão com vendas ou na área comercial, esse segmento pode ser ótimo para você.
O motivo é simples: um franqueado de serviços e outros negócios poderá trabalhar com o sistema home-based, quando o empreendedor pode fazer a sua residência como base de trabalho.
Ou seja, ele prospectará clientes e intermediará todos os processos entre a instituição financeira e o tomador de crédito ou segurado do local que preferir.
E por que a corretagem? O mercado de crédito, de acordo com o Banco Central, deve crescer 3,8% em 2018, se comparado a 2017.
O que levou os economistas do BC a terem essa projeção otimista é o fato da taxa SELIC (índice utilizado como base para as taxas de juros) estar estacionada em 6,5%, após inúmeras quedas consecutivas.
De forma similar, a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) prevê que carteira de crédito de recursos livres para pessoa física suba até 5% neste ano, na comparação ao ano anterior.
Para a carteira destinada a pessoas jurídicas, a entidade projeta avanço entre 1,5% e 2%.
Já no mercado de seguros, a estimativa, na avaliação da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep), também é de crescimento.
Após alguns anos de movimento mais baixo, o número de apólices e coberturas contratadas deve aumentar em dois dígitos neste ano, sobre 2017.
Ainda segundo a CNSeg e a Susep, quase 30% dos veículos que circulam no Brasil têm algum tipo de seguro, enquanto apenas cerca de 12% a 15% das residências brasileiras estão seguradas.
Ambos os segmentos têm amplo espaço para crescer.
Outro tipo de seguro que tem sido cada vez mais adotado pelo cliente local é o seguro de vida.
De acordo com a CNSeg e a Susep, só 19% da população brasileira possui essa cobertura.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias e outros negócios faturou R$ 22,9 bilhões no ano passado, o que representa um crescimento de 9,2% sobre o faturado no ano anterior.
De algumas décadas para cá o Brasil se acostumou a tratar os bichinhos de estimação como filhos.
Eles fazem parte do ambiente doméstico assim como as crianças, e são tratados de forma semelhante ou até melhor.
Esse comportamento deu margem ao surgimento de mercados como os pet shops, farmácias e manipuladoras de medicamentos voltados à pets, além de serviços de passeio, academia e veterinária.
Com a reforma da previdência, outro tema relevante a ser abordado por corretores é a construção de planos inviduais, já que a previdência social oferecida pelo Governo Federal deve passar por uma ampla reforma que pode torná-la menos vantajosa se comparada à previdência privada.
Será preciso que o investidor se atente e conheça as regras financeiras estabelecidas por órgãos como o Banco Central, no caso das franquias de crédito, e da Susep, no caso das redes franqueadoras de seguros.
As marcas e franqueadoras devem prestar apoio, suporte e treinamento acerca desses temas.
Uma das exigências é ter vontade de trabalhar bastante, além de saber controlar horários e ter discipliona, principalmente nos casos onde a operação será baseada no formato home office.