Clique nas microfranquias associadas ABF e veja as informações:
O que você acha de ter um negócio prontinho para operar e com bons índices de lucratividade?
E se te contarmos que tudo isso é possível com um investimento de menos de R$ 135 mil*.
* este valor é recalculado anualmente
As microfranquias, que atendem esses requisitos, são modelos de negócios enxutos e formatados pelas franqueadoras para gerar bons negócios a um custo baixo de instalação, operação e manutenção da unidade.
Esse tipo de franquia também conhecida como franquia de baixo custo ou franquia barata surgiu após uma série de inovações realizadas pelas franqueadoras para driblar a crise econômica.
E por isso, os negócios são bastante dinâmicos, com opções que podem variar de alimentação a serviços de limpeza, lojas de acessórios, mecânica e corretoras, uma cafeteria ou uma pequena agência de marketing digital.
Apesar do investimento inicial ser considerado baixo, é importante ressaltar que as microfranquias requerem a mesma dedicação e cuidado que qualquer outra franquia de outro formato.
Antes de escolher a sua em definitivo, é importante analisar o mercado e se municiar de informações e dicas que podem te ajudar a obter os melhores resultados com a sua franquia barata.
Segundo a ABF, são mais de 600 redes brasileiras operam com modelos de franquias de baixo custo.
E nos próximos anos este número vai aumentar: 36% das redes que ainda não operam com modelos de baixo custo afirmam ter interesse em desenvolver opções no formato, de acordo com o estudo da associação.
Mesmo após a crise, as franquias menores se mostraram rentáveis e viáveis, principalmente para empreendedores de primeira viagem.
Em um levantamento realizado no ano passado, a ABF revelou também que 29% das unidades de microfranquias demandam, em média, de 12 a 18 meses para obter o retorno do investimento.
Uma das principais tendências no segmento de microfranquias é o retorno do movimento expansionista das redes de franquias.
Isso significa que as franqueadoras estão buscando elevar sua presença nas mais diversas cidades e você pode fazer parte desse crescimento.
Alguns sub-segmentos, no entanto, podem ter algum destaque.
Entre eles, estão: microfranquias de alimentação, microfranquias de tecnologia, microfranquias de crédito ou seguros, microfranquias de serviços residenciais, microfranquias de intercâmbio e agência de viagens, entre outras.
Como mencionado acima, investir na abertura de uma microfranquia não quer dizer que você terá menos trabalho.
Pelo contrário, a dedicação ao negócio e a organização para seguir as normas da franqueadora serão fundamentais para o sucesso da empreitada.
A maior dica para que um empreendedor alcance o sucesso com uma franquia de baixo custo é: esforce-se ao máximo.
Por ter modelo de operação menor, o que significa menos funcionários e equipe mais enxuta, o franqueado será o provável responsável por toda a performance do negócio.
O ideal é investir em uma franquia de um segmento que torne o seu trabalho prazeroso.
Para isso, é necessário que você realize uma completa pesquisa de campo com as redes franqueadoras escolhidas e feche um acordo com aquela cujo modelo de negócio se encaixe com seu perfil.