Microcamp: referência no ensino de informática e tecnologia no Brasil
A Microcamp é a única empresa brasileira que tem seu “core business” focado no ensino de informática e tecnologia. É o que ela sabe fazer de melhor, porque é especialista na área. Tornou-se referência em seu segmento graças ao seu pioneirismo, inovação de seus cursos e material didático, além da qualificação de seus profissionais.
A empresa iniciou suas atividades em 1977, na cidade de São Paulo, e em 1981, transferiu sua sede para Campinas. Tornou-se conhecida em todo o Brasil ao oferecer cursos a preços acessíveis, popularizando assim o ensino de informática e promovendo a inclusão digital no país.
Em 42 anos de mercado, a empresa espalhou-se por todo o Brasil, seja com unidades próprias ou franqueadas da marca. Também instalou escolas em Portugal, Espanha e Argentina, onde atuou por vários anos. Em suas escolas já se formaram mais de 1,5 milhão de alunos. Atualmente a rede possui 65 unidades instaladas em 9 Estados: Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
Em suas escolas são oferecidos cursos de informática, games, hardware e inglês. O carro chefe é o Curso de Informática Moderna que ensina o aluno a desenvolver aplicativos e habilita-o para as carreiras mais procuradas do mercado atualmente como Gestão Administrativa, Como ser um Youtuber, Internet das Coisas e Aplicativos de Realidade Virtual.
No curso de hardware, o aluno aprende a montar e fazer manutenção não só em computadores, mas também em celulares Apple e Android e robôs. E ainda trabalha com o Arduino, que são placas que tornam mais fácil e econômica a criação de dispositivos inteligentes capazes de interagir com o ambiente, como robôs, por exemplo.
Este curso também oferece módulos complementares atualizados com o mercado como Manutenção de Drones, Case Mod (que é arte de customizar o gabinete do computador baseado em algum tema de interesse), Dispositivos Vestíveis (aparelhos que permitem uma maior interação do usuário com seu smartphone, como os óculos de realidade virtual, os relógios e as pulseiras inteligentes.) e Robótica social (robôs com função social, que interagem com seres humanos).
E no curso de Design de Games, além de aprender a criar games, o aluno tem a oportunidade de se qualificar como Desenvolvedor de Holografia, Desenvolvedor de Realidade Aumentada, Operador de Impressora 3D, Desenvolver de Realidade Virtual e Desenvolvedor de Jogos 2D.
Ao longo de sua história, a Microcamp recebeu vários prêmios. Um deles é o Selo de Excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising), concedido para as melhores redes franqueadoras do país. Por 15 anos, a Microcamp já recebeu este Selo, sendo que na edição de 2019, a marca alcançou os melhores índices de aprovação de sua história: a pontuação global foi de 97,6 e a performance de Relacionamento com os parceiros foi a maior na sua categoria, 92.9.
Desde 2001, a Microcamp também é apontada por pesquisas da Marcas de Sucesso, como a empresa mais lembrada na área de ensino de informática.