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FRANQUIA ECOVILLE

INVESTIMENTO PARA A FRANQUIA ECOVILLE
a partir de R$130.000
ESTADO SEDE Santa Catarina
NÚMERO DE UNIDADES 94

Segmento de atuação da franquia: Limpeza e Conservação

Subsegmento primário: SERVIÇOS DE LIMPEZA

Tipo de Negócio: Loja de produtos de limpeza, no seu mix e preço direto de fábrica, o modelo de negócio destaca-se pela padronização na montagem, gestão de negócios e comercialização dos produtos de limpeza.

Fundação: 2007

Início da franquia ECOVILLE: 2016

Associada ABF desde: 2016

Dados de contato da Franquia ECOVILLE:

(47) 3417-9700 Acesse o site, clique aqui

Dados atualizados pela franquia em 04/10/2019

Sobre a franquia ECOVILLE

Apesar de as vendas apresentarem resultados satisfatórios logo de início, era preciso investir mais na empresa para que a lucratividade fosse significativa. Essa necessidade levou pai e irmãos a tomarem uma decisão importante, que deixa Castelo com os olhos marejados ao lembrar: eles morariam no galpão onde fabricavam os produtos, longe do restante da família, para reduzir as despesas e aumentar a receita aplicada na Ecoville.

A situação se estendeu por um período de dois anos. O longo tempo vivido dentro da fábrica causa certo arrependimento em Castelo. "Acho que não faria diferença a gente ter locado uma casa", admite. 

Expansão é a chave

Embora tenha deixado marcas, o período foi de indiscutível importância para a expansão da empresa. Depois de conseguir elevar a frota para 11 veículos – guiados por novos vendedores contratados –, os empresários perceberam que ainda era preciso fazer algo diferente para estabelecer o nome da empresa no mercado.

"A gente viu aquele modelo de negócios e pensou que podia ser uma oportunidade. Nosso intuito era que o produto fosse desejado pelo cliente", diz Castelo. 

A ideia principal foi começar a trabalhar com revendedores. Este processo gerou muita procura e obrigou os empresários a abrirem um "supermercado", para que os colaboradores pudessem buscar os produtos com maior facilidade.

O modelo de lojas logo foi estendido também para os clientes diretos, que tinham a opção de ir até o local para fazer as compras. Em apenas seis meses, foram abertas sete unidades para a venda de produtos da marca – que, atualmente, já são mais de 250.

Divisão do trabalho

O sucesso repentino, no entanto, trouxe também uma série de problemas aos empresários, que precisaram reinventar a atuação da empresa para continuarem a tocar o negócio sem complicações. 

"A gente tinha uma série de canais dentro de empresa: loja própria, venda direta, indústria. Estava muito complexo, então a gente se deparou com dificuldades administrativas", explica. Como outras pessoas tinham interesse em trabalhar com produtos da Ecoville, a solução encontrada foi a venda de seis dessas lojas. A medida fez os empresários perceberem que este modelo de vendas funcionava melhor nas mãos de um dono do que nas de colaboradores, levando à criação das lojas licenciadas. 

Em 2016, porém, esta formatação evoluiu para o sistema de franquias, em que o colaborar precisa pagar royalties. Em troca, a empresa oferece muito mais retaguarda. "A gente consegue enxergar tudo e ajudar com relação à gestão", afirma Castelo. 

A estratégia foi sucesso imediato. O franchising levou novos colaboradores a procurarem a Ecoville. Em pouco mais de três meses do início das vendas, foram vendidas mais de 100 unidades, expandindo ainda mais o alcance dos produtos da empresa.

Resultados e projeções

Por tudo isso, Castelo fala de 2016 como um ano superior a 2015 em relação ao faturamento. Apesar de soar estranho, o empresário diz enxergar a crise econômica como um dos motivos para o crescimento da Ecoville.

"Quando começou a crise, a gente sabia que ia ter um ano muito bom. Sem demagogia. A crise é um momento de oportunidade para quem trabalha com um produto que não é líder de mercado. As pessoas começam a avaliar se podem abaixar o custo de vida, então começaram a experimentar nossos produtos", avalia. 

A Ecoville agora possui aplicativo que é como o "Ifood dos produtos de limpeza". O consumidor que precisar de algum produto da empresa poderá usar a ferramenta para solicitar a visita do revendedor que estiver mais perto de sua localização atual – ou encontrar a loja mais próxima, se preferir.

Conheça a franquia ECOVILLE

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