SELO DE EXCELÊNCIA EM FRANCHISING
Empresa chancelada nos seguintes anos:
2025Fundado no ano de 2015, com o intuito de inovar e destacar-se no setor óptico, o Instituto Visão Solidária consolidou-se no mercado por comercializar produtos com preços acessíveis sem perder sua qualidade, possibilitando desta forma que seus clientes adquiram óculos de grau e de sol sem necessidade de gastos exorbitantes.
Tony Cozendey, técnico óptico e idealizador do Instituto Visão Solidária, vivencia o mercado óptico desde seus 15 anos de idade, quando teve seu primeiro emprego em uma ótica.
Aos 23 anos teve a oportunidade de trabalhar em uma indústria ótica, responsável pela produção de lentes oftálmicas para laboratórios e para óticas.
Toda a ideia do negócio surgiu quando Tony, durante sua atuação na indústria, viu uma lacuna muito grande entre o início da produção das lentes e das armações até chegar no consumidor final, o que desta forma, tornava o produto mais caro.
Diante dessa situação, Tony enxergou a oportunidade de empreender neste segmento e ressignificar todo esse processo, e por meio de toda sua experiência e contatos na área, conseguir entregar para o consumidor final um produto de qualidade por um preço justo.
No ano de 2015, atrelado ao seu trabalho na indústria, Tony colocou em prática seu sonho e nasceu assim o Instituto Visão Solidária, uma ótica que não se identificava como uma ótica tradicional, devido a acessibilidade de seus produtos pelos clientes e pronta para provar que fazer óculos com qualidade e com preço baixo era possível.
Montou um escritório pequeno no Rio de Janeiro e começou seu empreendimento com algumas equipes atuando em polos localizados em diferentes cidades da região Centro-Oeste, vendendo os produtos de porta em porta.
Por consequência da qualidade e dos valores dos produtos, além da grande aceitação pelo público, no ano de 2016, o Instituto Visão Solidária chegou a vender cerca de 2 mil óculos por mês. Seu sonho estava se realizando e de uma forma rápida e satisfatória.
Decorrente da alta demanda e grande procura, ficou inviável para Tony a dupla jornada, faltava-lhe tempo para conciliar o trabalho na indústria e a atuação junto ao Instituto Visão Solidária, o que o levou, no ano de 2017, a sair do seu trabalho na indústria no Rio de Janeiro, mudar-se para Cuiabá (MT), onde estava localizado um dos polos e focar apenas no seu negócio próprio.
No ano de 2018, com o negócio bem mais estruturado e com maiores resultados, Tony decidiu reinventar seu negócio e inaugurar a primeira unidade física do Instituto Visão Solidária, localizada na cidade de Cuiabá.
Buscando continuar sua expansão de forma a manter sua padronização e excelência, o Instituto Visão Solidária tornou-se no final de 2022 uma rede de franquias.
Em menos de um ano no mercado de franchising, o Instituto Visão Solidária cresceu mais de 300%, e atualmente conta com 9 unidades próprias e 14 operações comercializadas, que totalizam 23 unidades do Instituto Visão Solidária, presentes em cidades como: Sinop, Primavera do Leste, Tangará da Serra e Rondonópolis, no Mato Grosso; Itajaí, em Santa Catarina; São Luís e Açailândia, no Maranhão; Teresina, no Piauí; Santo André e Taubaté, em São Paulo; Francisco Beltrão e Pato Branco, no Paraná, Inhumas, em Goiás, e Castanhal, no Pará.
Então não perca tempo, venha fazer parte dessa rede e levar para sua cidade um novo conceito de ótica, com produtos com valores acessíveis e possibilitar ao maior número de pessoas o sonho de adquirir óculos de qualidade por um valor justo!
O perfil do candidato ideal para a rede Instituto Visão Solidária é o de um investidor com espírito empreendedor, interessada no crescimento pessoal e financeiro, disposta a preservar e a fortalecer ainda mais a marca.
Deve ser comprometida com o processo e flexível às mudanças exigidas pelo mercado, além de se identificar com o conceito de franchising e o mercado de óticas.
Nosso franqueado é considerado um parceiro e sua correta seleção é fundamental para o sucesso do Instituto Visão Solidária e do próprio franqueado.
Para analisarmos o perfil, consideramos características e habilidades que capacitem o franqueado a adaptar-se à metodologia da rede.
Vale lembrar que, na abertura de um negócio próprio, seja franquia ou outro, a responsabilidade pelo sucesso está sempre nas mãos do empreendedor.
Não basta ter capital financeiro, é preciso dedicação e comprometimento com o negócio.
No caso do sistema de franquia, é necessário ainda seguir com rigor as rotinas e os procedimentos estabelecidos pela franqueadora.
De office boy a CEO de uma rede com mais de 200 unidades em 3 anos
Em apenas três anos, o Instituto Visão Solidária conquistou 200 unidades em 25 estados, ganhou os principais prêmios do franchising brasileiro e já impactou a vida de milhares de crianças com o projeto social Criança de Visão Crescimento acelerado em tempo recorde Em três anos de franchising, o Instituto Visão Solidária (IVS) já soma 200 unidades […]
Ele saiu de casa aos 15 anos e abriu negócio milionário com menos de 30 anos
Tony Cozendey saiu do interior de Rondônia por necessidade, e fez carreira profissional na venda de óculos de grau e de sol Após abrir sete unidades próprias ele criou sua própria franquia, o Instituto Visão Solidária, e projeta faturar R$ 18 milhões com apenas 1 ano no franchising. O sonho de ter o seu próprio […]
Irmãs aproveitam o bom momento para investir em quatro unidades de franquia do segmento óptico na região Centro-Oeste
Última unidade da franquia Instituto Visão Solidária inaugurada pelas empresárias Vanessa Neves de Oliveira e Bruna Oliveira foi na cidade de Goiânia/GO Formada por três estados, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, a região Centro-Oeste é destaque em atividades econômicas relacionadas à agricultura e pecuária. Porém, se engana quem […]
Ela já foi vendedora de panetone e vendeu a própria casa para abrir franquia de óculos
Poliana Custódio Correia não teve medo de vender tudo, pegar a família e começar do zero em uma nova cidade, hoje ela está à frente da franquia Instituto Visão Solidária na cidade de Cáceres, unidade recém-inaugurada Poliana Custódio Correia, de 35 anos, é uma verdadeira empreendedora brasileira. Já fez de tudo um pouco, inclusive, foi […]
Comunicado Importante ABF
Todos os conteúdos e dados aqui informados foram fornecidos exclusivamente pelo Associado. A ABF informa que o conteúdo e a veracidade dos dados publicados nesta página são de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do Associado, que, ao se associar, recebe uma senha pessoal e intransferível para fazer a atualização dos dados, não sofrendo nenhuma interferência da ABF.
Dados atualizados pela franquia em 25/11/2025
Investimento para uma Loja
| Capital para instalação | 120.000 a 200.000 |
|---|---|
| Taxa de franquia | 50.000 a 65.000 |
| Capital de giro | 20.000 (Fixo) |
| Investimento total | 190.000 a 285.000 |
Comunicado Importante ABF
Todos os conteúdos e dados aqui informados foram fornecidos exclusivamente pelo Associado. A ABF informa que o conteúdo e a veracidade dos dados publicados nesta página são de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do Associado, que, ao se associar, recebe uma senha pessoal e intransferível para fazer a atualização dos dados, não sofrendo nenhuma interferência da ABF.